10 de agosto de 2010

Dia Nacional do Perdão

Dia proposto pelo Sr. Massataka Ota, pai do Ives Ota... acho que todos conhecem esse caso, né? Bem... Dia nacional do perdão... dia nacional do perdão... Tem que existir um dia pra perdoar? Não condeno a iniciativa deste senhor, acho até louvável, mas o que me preocupa é a alienação que isso pode causar.
Vivemos em um mundo com pessoas socialmente doentes, que não se dão contam do quanto também estão adoencendo os valores, as emoções, os padrões, o equilibrio e convívio. Hoje em dia, tudo é obrigatório, ninguém pode fugir à regra, pq quem pensa diferente, é louco, tem problemas. Mas eu penso diferente sobre perdão, e isso inclui, as implicações de existir um dia direcionado para tal.
Sinto que as pessoas se obrigam a perdoar, pq não perdoar o ofensor é ofensivo, é feio e inaceitável. Então, já não é um ato puro e verdadeiro, é penitência... Ao MEU PONTO DE VISTA, OK, antes que alguém tome isso como verdade, ou me ache louca, ok!
Vejo outras pessoas se promovendo "superiores" , "evoluídas" espiritual, emocional, mental, social, educacional, moralmente, pq POSSUEM, a capacidade de PERDOAR quem nos infligiu sofrimento... Qdo na verdade, elas estão usando o perdão como forma de humilhação, e assim, vitimizam o ofensor, enquanto elas, as que perdoam, querem apensa ser recompensa pelo mérito superior de capacidade de perdoar. Mas será que perdoaram de coração?
Ao meu ponto de vista, quem perdoa, se compromete em não lembrar mais do fato, não falar que foi capaz de perdoar a "maldade", não precisa fazer votos justificando que é boazinha... Ela apenas perdoa, se livra da dor, segue seu rumo e boa, não precisa ficar lembrando seu feito.
Quando tornamos um ato de perdão uma "história louvável", percebo vaidade, ego, vontade de se "divinizar". E isso, vai contra a proposta de humildade e perdão verdadeiro.
Sou imperfeita, já travei conflitos terríveis enquanto me obrigava a perdoar, até cair em si e me questionar:
pq perdoamos a maldade e condenamos a bondade??? Pq confundimos que pessoa que cometem crueldades são dignas de perdão, e não entedemos a mensagem de pessoas boas e as julgamos??? Pq criamos este conceito que "devemos" perdoar maus atos??? pq nos sentimos "maus" quando não perdoamos uma ofensa ou crime? Pq que temos que perdoar para sermos perdoados? E perdoados pelo quê? Quem não perdoa é por incapacidade, crueldade e é tão leviano quanto o algoz? Pq a maldade é digna de perdão??? Pq afirmam que não perdoar faz mal à saúde? pq querm ditar que perdão é obrigatório, qdo deveria ser uma escolha?
De onde tiraram essa idéia que SOU EU QUEM TENHO QUE ME REPORTAR ao agressor para perdoá-lo? E se isso não fizer a mínima diferença para ele? Pq todos ditam que quando perdoamos nos aliviamos, sendo que não fui eu quem procurou um infortúnio?
Foi uma fatalidade ou não, mas aconteceu...
Eu não me obrigo a perdoar. Já perdoei coisas inaceitáveis, mas em outras, ainda tenho dificuldades, e não me sinto mal por não perdoar, nem inferior. Cada um tem suas formas de saber lidar com alguma questão, sem necessáriamente ter que pedir perdão.
A minha forma, é me focar em amor, em tudo que me faça ainda acreditar que o ser humano tem esperança, pra não me tornar amarga, descrente e sem fé.
Infelizmente, não consigo seguir o padrão do que todos julgam correto e politicamente aceitável. Construi os meus princípios, sou fiel ao que faz bem ao meu coração, não me imponho, muito menos permito que me imponham nada.
Mas fico cuiriosa com a capacidade humana de contradição, pois, com um criminoso, que mata pais de familia, tira a vida de crianças, destrói o equilibrio social, e o povo sabe que é errado, que são uma ameça a sociedade pela sua crueldade... A primeira coisa que acontece é perdoar esses sujeitos! Engraçado como os bons nós condenamos e quem é mau de verdade perdoamos tão facilmente... É algo a se pensar! Pq a maldade é tão perdoável?...
Espero que este dia seja pra conscientização verdadeira, como a real proposta do Sr Massataka Ota, e as pessoas não se alienem, não procurem justificar seus erros com um dia para serem perdoadas. Cada um tem que aprender a carregar o peso de seus atos, sem esperar que o perdão seja uma obrigação ou um alívio. E cada um tem que aprender os limites do perdão, com consciência e coerência. Senão, não é verdadeiro.
*Data cogitada para este dia é 30 de Agosto*

Nenhum comentário:

Postar um comentário