20 de julho de 2010

20 de Julho - Dia Internacional d@ Amig@


O Dia Internacional do Amigo, é uma data criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou com a chegada do homem à lua, em 20 de Julho de 1969, que não apenas considerou uma vitória científica, mas também a possibilidade de se fazer novo amigos em outras partes do universo. Então, durante um ano, esse ser humano "alegremente lunático", divulgou esta idéia de com o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro", com a simples finalidade de dar força ás amizades verdadeiras, fortalecer os laços fraternais sinceros entre os seres humanos.
O primeirolugar a adotar a data foi Buenos Aires, Argentina, e depois o resto do mundi foi adotando também. Mas aqui no Brasil, como o povo gosta de modificar tudo ( e isso me irrita pq modificam desde pratos tradicionais - puta papagaida sem respeito com os costumes alheios- até mesmo datas comemorativas) e a data é 18 de Abril, mas a força do propósito foi maior e aos poucos a data inclusive aqui no Brasil está sendo reconhecida em 20 de Julho. Neste dia, aqui, é conhecido como Dia da Amizade, o que no fim das contas, cai no mesmo, só pra não ficar feio. Inclusive, exite um decreto nº 235/79 para o dia, olha que importante!!!

Bom, resumi a minha forma as informações que obti de fontes como Wikipédia... Mas, o que me deixa completamente chateada, é a cultura de determinarem que todas as datas são "comerciais". Isso só mostra o quanto nos tornamos pessoas pequenas no sentir e demosntrar, pq só conseguimos demonstrar o quanto gostamos de alguém através do valor de um simples objeto. E não é este o propósito. Estamos cada vez mais nos tornando ilhas, completamente isoladas. Temos contatos superficiais, não temos mais aquela amizade profunda, desinteresada e sincera, de amor fraternal pelo outro. Hoje, tudo é na base do interesse... E isso é muito triste.
Vejo datas que deveriam promover a proximidade,amor, respeito, desfazer preconceitos, desunião e desigualdade, sendo mal aproveitadas, ou se tornando motivo de deboche. Mas enfim, eu faço parte do grupo, sei lá se é pequeno, médio ou grande, ou se as pessoas t~em medo de mostrar o que sentem e pelo que querm lutar e acreditar, mas eu prefiro continuar seguindo com o obejetivo de Enrique Ernesto, promover a fraternidade, a amizade, sincera e verdadeira.
Eu acredito, que dentro de cada um, existe a mesma vontade, mas a diferença é ter a coragem de assumir um propósito tão singelo com o ser humano. Acho que "coisas grandes" podem os tornar maiores perante os olhos de "amigos", cujo nem ao menos sabem qual o chocolate favorito, a cor favorita, a música, as dores e dessabores... Então, como julgar que este dia é uma data comercial? Se nem ao menos conhece-se o amigo em questão para presenteá-lo. Prefiro, eu, apenas demosntar o meu carinho... E pra mim, não existe melhor presente que o carinho, respeito e bem querer. Mútuo e gratuito!

Para os que acreditam em amizades, deixo alguns poemas para engrandecer este dia!

Bessed Be!

Soneto do amigo

"Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica..."

(Vinicius de Moraes)




"Meus amigos são todos assim:
metade loucura, outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila,
que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta.
Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim:
metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril"

(Fernando Pessoa)




Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.

(Sócrates)




"A gente não faz amigos... Reconhece-os"

(Vinicius de MOraes)



"Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."

(Albert Einstein)



Mais uma vez:


FELIZ DIA D@ AMIG@ A TODOS!!!

2 comentários:

  1. concordo com voce, mtas relaçoes se tornaram superficiais e as datas uma total fonte comercial. eu nem conhecia essa data, graças a deus tenho amigos em quem posso confiar e morreria por eles, nao sei se eles pensam o mesmo de mim haha, mas faço minha parte.
    ate mais bjs

    ResponderExcluir