1 de julho de 2010

Paralelo sobre amor

Debatendo sobre o "Grande amor", a "Pessoa certa" ou a "pessoa errada (que pode até ser a certa) e até mesmo a pessoa que é o "Qualquer coisa" que não vale a pena, chamou minha atenção pelo contraste de opiniões acerca do que esperamos pra ter certeza da plenitude do que sentimos e/ou a outra pessoa também sente, para julgarmos se é um momento/sentimento que vale a pena ser validado como O" Amor". Isso é tenso, muito tenso!
É tão engraçado como nós (isso me inclui) arrumamos um jeito pra criar qualquer conceito, e justificar falhas que não admitimos, e assim, perdemo-nos entre opiniões obscurecidas sobre o que vale ou não a pena no quesito amar.
Claro que o que mais existe no mundo, são pessoas oportunistas, que aproveitando qualquer brexa sentimental pra tirar uma casquinha, nos magoar, usar... Porque tudo é justificável: "A minha filha-da-putice, minha falta de caráter e compaixão com os seus sentimentos, amor, é só porque você é uma pessoa legal e acredita no amor!"... Ah, me faça o favor, por favor e cresce! É... Tem muita gente que mascára ( a falta de noção e respeito) atrávez da virtude e compreenção alheia... Lamentável...
Mas eu, pelo menos eu, não perco (mais) meu tempo em cultivar o rancor por ter encontrado alguém tão ignorante e desprovido de esclareciento com os sentimentos humanos... Aliás, desprovido até mesmo de amor próprio. Na verdade, é sempre esta outra pessoa quem saí perdendo, porque nunca conseguirá sentir um amor tão pleno e verdadeiro. Mas sinto muito por quem encontrar com tipos assim... Será apenas, mais alguém para satisfazer uma carência insaciável de um ego cego.
Não conseguimos identificar esses tipos de cara, eles são astutos, se mascaram muito bem. Só depois que já estão fartos, e nós com o coração arrombado, é que identificamos. Porque tendemos a nos entregar... Porque o amor é lindo e sublime... E também por isso, que entendo os motivos de pessoas apenas acreditarem que amor mesmo, só existe 1 vez na vida! Pois sempre, existirá uma pessoa em nossas vidas que se destacará nas lembranças, quando alguém nos machucar.
Mas o problema, é que deixamos essa pessoa de descaque passar também, só identificamos agora! Então, do que adianta cultiva esse "amor" que não pode mais ser vivido?
Só damos valor mesmo, quando não temos mais, quando somos feridos, usados e descartados. Então lembramos daquela pessoa especial, e juramos que nunca mais existirá outra igual. Endeusamos um amor. Bom seria, nos permitir amar mais, mais intenso, mas profundo... Aprender com os erros, não ter preguiça de construir e reconstruir... Se apaixonar pela mesma pessoa... Sentir borboletas no estômago... Iluminar o ambiente ao olhá-la...
Ah não... Pra quê??? Como sempre digo:
A LEI DA "OFERTA" É MAIOR QUE A LEI PELA "PROCURA" PELO AMOR!
Hoje em dia, qualquer pessoa se apaixona por um sorriso, palavinhas doces e decoradas, cantadinhas sem criatividade, uma bunda rebolando e um peito definido, entre tantas outras banalidades. Ninguém quer conhecer os defeitos... Ninguém quer aquela pessoa que está com uns quilinhos a mais... Ninguém sabe olhar ao redor... Ninguém sabe mais se entregar... Ninguém mais sabe de verdade amar! Ninguém sabe mais ser feliz e fazer alguém feliz!
E quem está disposto a viver este sentimento, meooodéééooos, acaba sendo alvo dos piores tipos que enganam só pra tirar proveito. Pois a pessoa disposta a se entregar ao amor, é uma pessoa ilimitada, provida, bem-nutrida de amor! E que lindo é isso! Pena que é tão banalizado...
Vejo caras, tentando convencer...
(
aliás, vou escrever outro texto também sobre essas conversinhas que os homens insistem é de forma subliminar, nos convencer que tem que se entregar, que não existe amizades verdadeiras entre mulheres, e uma série de coisas que eles inventam para nos manter sob o controle desfarçado deles)
...Que: Não podemos ser tão exigentes... Temos que "viver" mais o que "aparece", se "entregar" mais e etc, etc, etc... Ok... Até concordo em partes... Mas tudo depende do momento que uma mulher está vivendo. Podemos muito bem estar dispostas a apenas ter "casinhos" insignificantes (sim, igualzinho os homens), mas existem momentos que queremos mesmo amar, ser amadas, respeitadas e tudo o que temos direito!
E se, os homens escolhem ( Sim os homens escolhem sim: Eles sempre querm a mais novinha, a mais gostosinha, a mais ajeitadinha, a mais gatinha... Deviam comprar uma Barbie essa cambada que não conhece o que é uma mulher de verdade e não tem coragem de ser homem de verdade e atender as nossas nessecidades- Xiiiiiiii... me indignei... kkkk), nós também podemos escolher! Só que nós mulheres, nos apegamos em outro tipo de escolha como, no quanto o cara nos ama, é interessado, companheiro, amigo, cúmplice, em sonhar juntos, em olhar pra mesma direção... Queremos sim, ser as únicas musas que os inspiram... Queremos sim, que eles suspirem e olhem nos nossos olhose não para os nossos seios... Queremos que eles segurem nossas mãos e não apertem nossas bundas... Queremos que eles o digam e demosntrem o quanto somos importantes e não apenas gostosas... Queremos ser valorizadas como mulheres e não como um troféuzinho... E sim, e com toda as forças, queremos que esse caras percam o medo de nos amar, admitam que querem nos embriagar de amor, que querem estar do nosso lado mesmo com nossos defeitos, ou mesmo quando estamos de TPM...
(Ah, isso é pra se algum homem ler isso- Meninos TPM é mais agravada se vcs ficam falando " Ah, vc está chata quando está de TPM", isso nos deixar pior ainda, ao invéz disso, apenas respeitem esse momento confuso até pra nós. Nos dêem um abraço, deixem-nos chorar, mas não nos importunem, porque algumas mulheres gostam mesmo de se isolar)
Acho que tanto mulheres, e homens também, se calejaram com o grande número de "criancinhas oportunistas", que só sabem brincar de faz-de-conta-que-eu-te-amo, que acabaram se fechando mesmo. Isso não é ruim, é apenas auto-proteção... Mas, o importante é querer amar. Quando nos condicionamos a um único "grande amor", nos fechamos dentro de uma ostra, ou adotamos a postura de tanto-faz-tanto-fez, e a banda passa enquanto ficamos presos a um amor platônico, perdemos a oportunidade de mais uma vez ser amados e amarmos.
Eu tinha uma amiga, que sempre reclamava que não conseguia um cara legal, que queria ter um relacionamento sério... Então, eu a questionei, a fiz pensar o comportamento, não de ação, mas de pensamento, a fiz ver o quanto ela valorizava um ex do passado, exaltava que jamais sentiria nada parecido por outra pessoa, então se condicionava a viver sempre assim: Nunca sentir nada igual por outra pessoa!, Enquanto o tal, já estava vivendo a vida, seguindo a banda, podia até lembrar dela sim, claro, mas continuou amando, oras. Então, a fiz entender que, não seria vulgaridade nenhuma, se permitir amar alguém, mais do que aquele rapaz, que mesmo com outro amor, ele seria para sempre especial ( e isso não é ser infiel, é ter respeito por quem fez parte da nossa história), mas que não era justo, ela fazer isso consigo, pois a vida é muito curta e temos de ser o máximo possível felizes. Somos somos compostos por energia, transmitimos uma frequência, e atraimos a mesma, então, ela só atraia caras que não a levavam a sério (mesmo ela internamente desejando um relacionamento) porque era esta a frequência que ela transmitia. Assim, todo mundo que se aproximava (claro que tem "oportunistas" no meio) já era com a intenção de apenas um momento. Quando queremos amar, de verdade, essa emoção se exterioriza, essa frequência é transmitida e vai atrair energia semelhante. O problema vem é com a exigência. Sim! Porque, podemos atrair uma pessoa "apaixonante", porém, fora dos padrões de beleza que ditamos... Aí é onde vem toda a confusão. Então, pra se amar de verdade, pra se encontra a pessoa certa ou errada, temos que canalizar, e isso não é fácil, requer disposição, objetividade e extrema vontade. Ou então, seja feliz, se o intuito é apenas amar e ser amado! Mas nunca, nunca nos esqueçamos que, amor é estado de paz. Pode até ser que em certos momentos venham as tempestades... Mas se não tiver paz e respeito, acima de tudo... Acho que não vale a pena se entregar.
Eu gosto de ilustrar o amor com a história de "Orfeu e Euridice", como o "grande amor" e suas consequências, e gosto de explicar as formas de amar, através de mito de Afrodite. Pq amar, não é fácil mesmo, pode doer mesmo, mas também, pode ser a coisa mais linda e renovadora todos os dias de nossas vidas! Basta querer, perder o medo, manerar nas exigências e se entregar.






*Já vou bolar uma história de "Orfeu & Euridice" com paralelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário